Contabilidade

- Relatórios

Com a Contabilidade Decision o processo de conferência dos lançamentos contábeis fica muito mais fácil. O usuário poderá verificar que os relatórios são apresentados de forma rápida e descomplicada.
Os relatórios contábeis estão localizados no menu Contabilidade.

Observação. Para a emissão dos relatórios serão totalizados todos os lançamentos contábeis do período, inclusive os gerados através da importação.

Relatórios disponíveis:

Lançamentos Contábeis

Diário Geral Contábil

Razão Analítico

Balancete de Custos

Balancete

Termo de Abertura e Encerramento

Balanço Patrimonial

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Lançamentos Contábeis

Relatório para conferência de lançamentos ordenados por data ou lote.
Para a emissão deste relatório, foram disponibilizados diversos filtros, porém o único filtro obrigatório é o de Período de Lançamento.

 

Contas Contábeis -

Informe um intervalo de contas contábeis para o relatório.

Centro de Custo -

Marque os centros de custo que devem constar do relatório.
Clique nos botões  para marcar ou desmarcar os centros de custos todos de uma vez.

Lotes -

Você poderá definir um intervalo de lotes para impressão.

Período de Lançamentos -

Informe um período de lançamentos.

Código Reduzido -

Digite o código reduzido da conta para emissão do relatório.

Tipo -

Selecione o grupo desejado para seleção dos lançamentos: Patrimonial, Receita ou Despesa.

Natureza -

Selecione a natureza das contas que deseja imprimir: Credora ou Devedora.

Lançamentos Gerados Via Interface -

Marque a caixa de verificação para selecionar somente lançamentos importados do Financeiro (Decision) e do Faturamento (FlexX).
Se você não marcar, serão totalizados todos os lançamentos, os gerados na contabilidade e os importados.

Ordenação -

Selecione:
Lote – Para ordenar os lançamentos por número de lotes.
Data – Para ordenar por dia do lançamento.

Clique no botão  para imprimir o relatório.

Exemplo de relatório de Lançamentos Contábeis.

Observação. A coluna “Integração” mostrará a origem dos lançamentos gerados via interface (importados). Isto, se você marcou a caixa de verificação “Lançamentos Gerados Via Interface” (próxima figura).

Diário Geral Contábil

Para a emissão do Diário Contábil, você deve obrigatoriamente informar o período dos lançamentos e o número da página inicial do relatório. Este relatório é ordenado por data e difere do relatório de lançamentos contábeis por totalizar o saldo a cada página (“Saldo a Transportar” ou “Saldo de Transporte”) e não mostrar a origem dos lançamentos importados. Marque a caixa  “Emitir Usuário/Data” para que no cabeçalho do relatório mostre o nome do usuário (que está acessando o Decision) e a data da emissão do relatório.

Exemplo do relatório Diário Geral Contábil.

Razão Analítico

Para a emissão do Razão Analítico, você tem acesso a diversos filtros mas o único obrigatório é o período dos lançamentos.

Como você já deve ter observado, os filtros para emissão dos relatórios contábeis são basicamente os mesmos. Aqui foram disponibilizados os seguintes filtros ainda não vistos:   

Tipo O relatório foi dividido em dois tipos: Analítico e o Sintético. 
O relatório Sintético será impresso por conta, com os valores: saldo anterior, débito, crédito e saldo, totalizados por mês.
O relatório Analítico terá quebra por conta, com a movimentação de cada por data e todos os dados da movimentação (histórico, saldo anterior, débito, crédito e saldo atual).

Quebra Página por Conta Contábil – Se você marcar a opção, o relatório será impresso com cada conta iniciando a impressão em páginas diferentes. Caso contrário, a emissão do relatório será direta, sem quebrar a página a cada conta impressa. 

Emitir Contas Sem Movimentação – Marque a opção para imprimir as contas contábeis que não tiveram movimentação no período. Somente serão impressas as contas com saldo.

Emitir Usuário/Data Marque a caixa para que no cabeçalho do relatório mostre o nome do usuário (que está acessando o Decision) e a data da emissão do relatório.

Emitir Conta Contábil pelo Código Reduzido (Analítico e Sintético) – Marque o filtro para emissão do relatório por código reduzido.

Nota. O Razão Analítico é impresso com Quebra por mês. 

Exemplo do Razão Analítico

Exemplo de Razão Sintético

Balancete de Custos

Este relatório apresenta uma análise da movimentação das contas contábeis no período por centro de custo.
Você terá acesso a cinco modelos diferentes para emissão do relatório que será impresso com quebra de página por centro de custo, ordenado por código da conta ou por ordem alfabética. 

Para imprimir este relatório, além de escolher o modelo, você deverá obrigatoriamente selecionar pelo menos um centro de custo e informar o mês e o ano para a totalização dos dados.
Clique sobre o modelo desejado para visualizá-lo:

1º Modelo – Saldo Anterior/Débitos/Créditos/Saldo Atual

2º Modelo –  Centro de Custo/Geral (dentro do mês)

3º Modelo – Centro de Custo (mensal e acumulado até o período)

4º Modelo – Mensal e Acumulado (centro de custo e geral)

5º Modelo – Centro de Custo e Geral (mensal e acumulado)

Balancete

Para a emissão do Balancete, você terá acesso a três modelos diferentes que podem ser emitidos de forma analítica (contas sintéticas e analíticas) ou sintética (só contas sintéticas), em qualquer nível desejado e em qualquer período do ano.
Além dos campos de filtros padrões já conhecidos, você poderá definir:
 

Emitir Saldo Anterior - Marque se desejar imprimir o saldo anterior. 

Emitir Usuário/Data/Resumo Final - Se a caixa for marcada, no cabeçalho aparece o nome do usuário que emitiu o relatório e a data da emissão e no final do relatório aparece os seguintes resumos:
Ativo  +  Despesa
Passivo +  Receita

Receita – Despesa

Clique sobre o modelo desejado para visualizá-lo:

1º Modelo – Débito e Crédito (saldo atual) . Sintético

1º Modelo – Débito e Crédito (saldo atual) . Analítico

2º Modelo – Saldo Período/Atual . Sintético

2º Modelo – Saldo Período/Atual . Analítico

3º Modelo – Apenas Saldo Atual . Sintético

3º Modelo – Apenas Saldo Atual . Analítico

Termo de Abertura e Encerramento

Antes da impressão do Termo de Abertura e Encerramento, você deverá certifica-se que o texto do termo já foi montado na opção Movimentação/Contabilidade/Montagem de Texto.
Com o sistema segue dois modelos previamente montados, um do termo de abertura e um do termo de encerramento. Você poderá utilizar estes modelos integralmente ou como base para a modelagem de novos modelos.

É preciso verificar também se os dados do responsável foram informados na opção Interface, aba “Parâmetros”.

Montagem do Texto 

A montagem dos textos seguirá o mesmo padrão da opção do Decision para montagem de cartas de cobrança e autorizações de recebimento (Arquivo/Financeiro/Contas a Receber/Modelos de Cartas), a diferença está na disponibilidade das variáveis exclusivas da contabilidade. A tabela utilizada é a mesma nas duas opções, por isso alguns códigos já estarão sendo utilizados por cartas montadas na opção do Contas a Receber.
Como criar um modelo:

  1. Clique no botão  "Novo" da barra de ferramentas do sistema.
  2. Escreva a descrição da carta que será cadastrada. Por exemplo, Termo de Abertura.
  3. Selecione o tipo de modelo de carta.
  4. Na caixa de texto, monte o seu modelo.
    Para montagem do modelo você poderá utilizar as variáveis disponibilizadas pelo sistema.
    Clique no botão "Campos Disponíveis para Montagem" e selecione a variável desejada.
    São exibidos três tipos de campos: Empresa, Contabilidades e Outros. Clique no ícone de adição (+) para disponibilizar as variáveis dos campos.
    Com o mouse posicionado no local onde o campo deverá ficar na caixa de texto, dê um duplo-clique sobre a variável desejada.

No momento da impressão dos Termos de Abertura ou Encerramento, as variáveis selecionadas para o texto serão substituídas pelos seus respectivos valores.

Observações.

-  Clique no botão  “Modelos já Cadastrados” para ter acesso a todos os modelos existentes. Você poderá utilizar um modelo existente como default para a geração de outros modelos.

-  Os botões  deverão ser utilizados na formatação das fontes utilizadas no texto.

Imprimindo

 

Para imprimir, na opção Termo de Abertura e Encerramento do menu Contabilidade, selecione o modelo montado desejado, informe o número da página inicial  e clique no botão .

 

Contabilidade/Balanço Patrimonial 

Imprime o Balanço Patrimonial de acordo com a estrutura montada na opção Movimentações/Contabilidade/Balanço Patrimonial

Modelo -

Selecione o modelo do texto que será impresso no final do Balanço Patrimonial (opcional). O texto será montado na opção Movimentações/Contabilidade/Montagem de Texto e segue o padrão já conhecido pelos usuários do Decision. (Figura 1).

Período Contábil -

Informe até dois anos para impressão do Balanço. Se for selecionado um Modelo, só será permitido informar um ano.

Ocultar Casas Decimais -

Marque a opção para que os valores do relatório sejam impressos sem as casas decimais (não haverá arredondamento). Exemplo:

R$ 40.850,69 (sem ocultar as casas decimais)
R$ 40.850 (ocultando as casas decimais)

Emitir Usuário/Data -

Marque a opção para imprimir no cabeçalho do relatório: Data, Usuário e Filtros.

 


Figura 1

Exemplo do relatório impresso: