Balanço Patrimonial

Na opção Movimentação/Contabilidade/Balanço Patrimonial deverá ser montada a estrutura do Balanço Patrimonial. Veja os procedimentos a seguir. 

Aba Cadastro – Inclusão das contas do Balanço Patrimonial e definição das contas contábeis que serão agrupadas em cada uma destas contas.
Para criar uma conta, proceda:

  1. Clique em  (novo) na barra de ferramentas.

  2. Digite o nome da conta do Balanço Patrimonial. Por exemplo, Circulante.

  3. Selecione se a conta é do grupo Passivo ou Ativo.

  1. Clique no botão  “Composição” para seleção das contas contábeis que irão compor a conta do Balanço Patrimonial que foi criada.

  2. Será exibido na tela um tree view com as contas contábeis do grupo selecionado (Ativo ou Passivo). Selecione as contas e clique no botão  para transferir as contas selecionadas para a composição (Figura 2 e 3).


Figura 2


Figura 3

Aba Ordenação – Defina a ordenação (impressão) das contas criadas para o Balanço Patrimonial.
Selecione o Grupo para Ordenação (Ativo ou Passivo) e clique no botão . As contas criadas serão exibidas no grid “Contas Patrimoniais”.

Selecione as Contas conforme a ordem de impressão desejada. Para selecionar, clique sobre a conta e depois no botão . As contas selecionadas serão transportadas para o grid “Transposição”.

Botões para Definir Nível da Conta (Vertical ou Horizontal):

 e  - Altera a posição da conta na vertical (para uma posição mais acima ou mais abaixo do local atual). Por exemplo, alterar a posição da conta “010 – Clientes” para antes da conta “007 - Empréstimos Diversos”. Selecione a conta “010 – Clientes” e clique no botão  para “subir” com a conta até o local desejado.

Nota. O procedimento é o mesmo para “descer” a posição da conta (botão ). 

 e  - Altera a posição da conta na horizontal (nível da conta). Selecione a conta e clique no botão  para colocar a conta mais para a esquerda e no botão  para colocar a conta mais para a direita. Veja o exemplo com a conta “003 – Caixa” que foi posicionada mais para a esquerda utilizando o botão .

Observação. Na opção Contabilidade/Balanço Patrimonial você poderá imprimir o relatório do Balanço. Veja mais detalhes a seguir.

Contabilidade/Balanço Patrimonial

 Imprime o Balanço Patrimonial de acordo com a estrutura montada na opção Movimentações/Contabilidade/Balanço Patrimonial

Modelo -

Selecione o modelo do texto que será impresso no final do Balanço Patrimonial (opcional). O texto será montado na opção Movimentações/Contabilidade/Montagem de Texto e segue o padrão já conhecido pelos usuários do Decision. (Figura 4).

Período Contábil -

Informe até dois anos para impressão do Balanço. Se for selecionado um Modelo, só será permitido informar um ano.

Ocultar Casas Decimais -

Marque a opção para que os valores do relatório sejam impressos sem as casas decimais (não haverá arredondamento). Exemplo:

R$ 40.850,69 (sem ocultar as casas decimais)
R$ 40.850 (ocultando as casas decimais)

Emitir Usuário/Data -

Marque a opção para imprimir no cabeçalho do relatório: Data, Usuário e Filtros.


Figura 4

Exemplo do relatório impresso: 

ANTERIOR